Certo dia, um rapaz viu uma rapariga muito bonita e apaixonou-se por ela. Como se queria casar com ela, no outro dia, foi ter com os pais da rapariga para tratar do assunto. __ Essa nossa filha não fala. Caso consigas fazê-la falar, podes casar com ela, responderam os pais da rapariga.O rapaz aproximou-se da menina e começou a fazer-lhe várias perguntas, a contar coisas engraçadas, bem como a insultá-la, mas a miúda não chegou a rir e não pronunciou uma só palavra. O rapaz desistiu e foi-se embora.Após este rapaz, seguiram-se outros pretendentes, alguns com muita fortuna mas, ninguém conseguiu fazê-la falar. O último pretendente era um rapaz sujo, pobre e insignificante. Apareceu junto dos pais da rapariga dizendo que queria casar com ela, ao que os pais responderam:__ Se já várias pessoas apresentáveis e com muito dinheiro não conseguiram fazê-la falar, tu é que vais conseguir? Nem penses nisso!O rapaz insistiu e pediu que o deixassem tentar a sorte. Por fim, os pais acederam.O rapaz pediu à rapariga para irem à sua machamba, para esta o ajudar a sachar. A machamba estava carregada de muito milho e amendoim e o rapaz começou a sachá-los.Depois de muito trabalho, a menina ao ver que o rapaz estava a acabar com os seus produtos, perguntou-lhe:
__ O que estás a fazer?O rapaz começou a rir e, por fim, disse para regressarem a casa para junto dos pais dela e acabarem de uma vez com a questão.Quando aí chegaram, o rapaz contou o que se tinha passado na machamba. A questão foi discutida pelos anciãos da aldeia e organizou-se um grande casamento.
http://www.terravista.pt/Bilene/4619/Conto10.html |
Oi, Anderson!
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo comentário!
A Menina que não Falava é um conto tradicional de Moçambique, de autoria desconhecida.
Mil bjks e volte sempre!
brigado pela resposta bjs pode esterei sempre voltando
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirGostei da sistematização dos textos de Literatura Africana e indiquei para os cursista que tutoro. Parabéns!!!
Abraços, Silvia
Obrigada, Silvia!
ExcluirPela visita e pelo comentário!
Que bom saber que, um bloguinho feito para pequenos, ganhou asas!
Desculpe-me a demora... pouca!rs
Um abraço e volte sempre!
Adorei!!
ResponderExcluirObrigada, querido(a)!
ExcluirQual é a moral da historia ?
ResponderExcluirNossa menina não estava interessada nos atributos dados ao rapaz, descritos no texto. Penso que ela queria saber se ele era trabalhador e conhecia o seu trabalho. Bjs
ExcluirMuito bom esse conto
ResponderExcluirObrigada, Emanuele!
ExcluirVolte sempre! Bjs
Querida(o)! Vou ficar te devendo essa informação!
ResponderExcluirCopiei este conto em 2011, de um site português que não está mais no ar e não tinha essa informação. Pesquisei mas não encontrei nada para te indicar!
Mil bjs
Goatei do conto
ResponderExcluirQue bom querida(o)!
ExcluirUm abraço e volte sempre!
Parabéns gostei . muito
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado!
ExcluirUm abraço e volte sempre!
Nao entedi porque ela falou,achei que era muda
ResponderExcluirOla, querida(o)!
ResponderExcluirInicialmente, pela fala dos pais, também tive esta impressão. Mas porque todos os pretendentes insistiam em fazê-la falar? Acredito que ela era uma menina que tinha opinião e sabia bem o que queria! E você?
Bjs
Parabéns lindo conto❤
ResponderExcluirMuito bom conhecer outras culturas através de suas histórias, não é Renata!
ResponderExcluirObrigada pela visita!
Bjs.
É um conto africano por isso não tem autor
ResponderExcluir