A cada quatro anos, seleções de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol, competição criada em 1928, pelo francês Jules Rimet.
Desde então, já foram realizadas 18 copas do Mundo - a primeira aconteceu em 1930, no Uruguai, ano em que a seleção anfitriã sagrou-se campeã. Apenas durante a Segunda Guerra Mundial e no período pós-guerra, o evento deixou de ser realizado - em 1942 e 1946, respectivamente.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Nossa selação disputou a final contra o time uruguaio. Bastaria um empate para que o Brasil saísse campeão, porém a seleção uruguaia conseguiu o que parecia improvável: venceu por 2 a 1, conquistando, assim, o bicampeonato.
Em 1958, na Suécia, o Brasil conquistou seu primeiro título mundial. Nesse ano, a seleção brasileira revelou para o mundo aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Na copa seguinte, em 1962, o Brasil voltou a provar os gostinho de vitória, vencendo a Copa do Chile. Em 1970, no México, a selção verde-amarela torrnou-se tricampeã mundial ao vencer a Itália por 4 a 1.
Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista só voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos.
Em 2002. na Copa do Mundo do Japão/Coreia do Sul, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção a seleção da Alemanha por 2 a 0.
A Copa do Mundo de 2006 foi realizada na Alemanha, que sediou pela segunda vez a competição e, quem levou a taça para casa foi a seleção da Itália. Esta foi a primeira copa em que três países lusófonos (que falam a língua portuguesa) participam: Brasil, Angola e Portugal.
De todos os países que já disputaram as copas do mundo, o Brasil é o único que participou de todas e sua seleção foi a que conquistou mais títulos.
Em 2010, o primeiro país africano conquista o direito a sediar a Copa: a África do Sul.
Estamos em contagem regressiva até 11 de junho, torcendo para que a seleção brasielira traga mais uma vez, a taça Jules Rimet para o Brasil para podermos gritar:
- HEXACAMPEÃO! HEXACAMPEÃO!
Fontes: Encarte da Copa do Mundo 2006, da Editora Positivo e Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É um prazer ouvir sua opinião!Obrigada!