Related Posts with Thumbnails

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Festas Juninas - Texto: Santo Forte


Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua, o popular santo casamenteiro, é festejado no dia 13 de junho. Nasceu Fernando de Bulhões, em Lisboa, em agosto de 1195, e ao completar 15 anos trocou a Ordem de Santo Agostinho pela Ordem de São Francisco.
Durante toda a sua vida religiosa, deu aulas de teologia em várias universidades europeias. Morreu no dia 13 de junho de 1231, a caminho de Pádua, na Itália, e virou padroeiro dos pobres e protetor dos varejistas e dos soldados. Também é invocado por pessoas que querem encontrar objetos (ou amores) perdidos.
Dos santos juninos, somente Santo Antônio é esculpido em madeira. Para invocar Santo Antônio os fiéis lançam mão de rezas e festas. A tradicional trezena de Santo Antônio, que até hoje une os devotos do santo, é uma cerimônia que conjuga cânticos, fogos de artifício, comes e bebes e muitas orações, do dia 1º ao dia 13 de junho de cada ano. No dia 13 também é dia de buscar o "pãozinho de Santo Antônio" nas igrejas. O pão bento é colocado junto aos demais mantimentos da casa para garantir fartura durante todo o ano.
São João, filho de Zacarias e Isabel, foi quem, de acordo com a Bíblia, batizou seu primo, Jesus Cristo, à beira das águas do rio Jordão. Daí o nome João Batista, o "batizador".
Dos três santos do mês de junho, São João é o mais famoso e o único que é comemorado no dia de seu nascimento e não no de sua morte. É representado pela figura de um menino com um cordeiro (o "cordeiro" de Deus) no colo.
A festa de São João, a mais animada de junho, começa sempre na noite do dia 23, véspera de seu aniversário, e acontece ao som de muita música regional (no Nordeste, o forró) e estouros de fogos de artifício. Na noite de São João também não pode faltar muita comida, bebida, danças, brincadeiras e fogueira. O formato das fogueiras varia conforme a região. Elas podem ser quadradas, piramidais ou empilhadas. O que importa é que sejam bem altas. A madeira utilizada também varia bastante, sendo comuns o pinho, a peroba, a macaranduba e a piúva. A exceção fica por conta do cedro, da imbaúba e das ramas da videira, que têm uma relação estreita com a vida de Jesus Cristo.
São Pedro nasceu com o nome de Simão e foi chamado de Cefas (pedra, em aramaico, que acabou originando o nome pelo qual é conhecido) por Jesus. O "apelido" exaltava as principais qualidades do santo: firmeza e liderança. Tal como os apóstolos Tiago e João, Pedro era pescador do lago de Genezareth (localizado na Palestina), e, segundo a Igreja Católica, conheceu Jesus Cristo através de seu irmão, o apóstolo André. É tido como o primeiro papa da Igreja Católica, guardião das chaves do céu e responsável pelas chuvas. Foi executado por ordem do imperador Nero, entre os anos 64 e 67 da era cristã.
São Pedro é comemorado no dia 29 de junho. O santo é cultuado como protetor das viúvas e dos pescadores, que lhe prestam homenagens através de procissões marítimas e fogos de artifício.

Carolina Matta Machado 

Fonte: Educação Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer ouvir sua opinião!Obrigada!