Related Posts with Thumbnails

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Tocando Junto - Conheça vários instrumento de origem africana



aAfoxé – instrumento percussivo composto de uma cabaça coberta com uma rede de contas ao redor de seu corpo. O som é produzido quando se giram as contas em um sentido, e a extremidade do instrumento (o cabo) no sentido oposto.

Agogô – instrumento percussivo composto de duas a quatro campânulas de tamanhos diferentes, ligadas entre si pelos vértices. Para se tirar som desse instrumento usa-se uma baqueta de madeira.

Balafon – precursor do xilofone, possui um reduzido número de teclas colocadas sobre meias cabaças que servem como ressonadores. Isto exige uma amarração especial onde se utilizam couro, bambus e cordas.

Caxixi – instrumento de percussão que consiste em um pequeno cesto de palha contendo sementes que se entrechocam quando sacudido. É usado, no Brasil, em conjugação com o berimbau.

Chocalho de pé – instrumento percussivo feito de pequenas peças (cascas secas de frutas, unhas de cabra, búzios) presas a um fio ou tecido, que produzem um som achocalhado ao baterem entre si, conforme o movimento das pernas de quem o usa.

Clava – instrumento percussivo correspondente a duas peças de madeira na forma de cilindro que são percutidas uma na outra. Os pigmeus usam clavas rústicas – tocos de madeira.

Cuíca – espécie de tambor com uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro, pelo lado interno. O som é obtido friccionando-se a haste com um pedaço de tecido molhado e pressionando a parte externa da cuíca com os dedos, produzindo um ronco característico, variando entre graves e agudos.

Djembê – tipo de tambor cujo corpo é um tronco de madeira escavado em forma de cálice. A pele que é percutida, é tensionada na parte mais larga.

Gonguê – instrumento percussivo formado por uma única campânula de ferro grosso percutido por uma baqueta de madeira.

Kalimba – instrumento feito de lâminas de metal presas a uma cabaça que serve como caixa de ressonância . É tocado com as duas mãos, sendo as lâminas beliscadas pelos polegares. Também conhecido como sanza, quissange, likembe ou piano de polegar.

Kora – instrumento de cordas. Tem uma caixa de ressonância feita de cabaça e suas cordas eram originalmente feitas de pele de antílope. O instrumentista usa somente o polegar e o indicador de ambas as mãos para dedilhar as cordas da Kora, sendo que os dedos restantes seguram o instrumento.

Maraca – instrumento de percussão constituído por uma cabaça com cabo, contendo no seu interior, sementes secas, grãos, arroz ou areia grossa.

Reco-reco – instrumento feito de bambu ou madeira com ranhuras transversais que são friccionados por uma vareta.

Sistro – instrumento de percussão que produz um som de chocalho. Sua origem é egípcia e era feito de bronze. No Senegal é feito de uma forquilha de árvore por onde correm rodelas de madeira (ou de cabaça) que se entrechocam.

Tambor de fenda – instrumento de percussão oco, usualmente de bambu ou madeira, podendo ter uma série de formas. Ficam mais ressonantes na medida em que haja mais de uma fenda no seu corpo.

Tambor falante – tambor em forma de ampulheta com as duas extremidades cobertas com couro e amarradas entre si por tiras tensionadas. Seus sons podem ser regulados e por isso é chamado o “tambor de comunicação”. O tocador coloca o tambor embaixo do braço e levanta ou abaixa o tom do tambor falante, ao apertar ou ao liberar as cordas.

Udo – também chamado “udo drum” ou moringa de percussão é um pote de cerâmica com um furo na “barriga”, no qual se bate com a palma da mão, obtendo-se um som oco. O resto do corpo é tocado com os dedos. Os timbres assemelham-se a sons de água.

Xequerê – instrumento de percussão que consiste de uma cabaça cortada em uma das extremidades e envolta por uma rede de contas. O som é produzido pelo instrumentista puxando e soltando essa rede.

Xilofone – instrumento musical classificado como de percussão de altura definida ou de som determinado. Consiste de várias lâminas de madeira dispostas em uma caixa de ressonância. O instrumentista usa duas baquetas para a produção do som.

Fonte: Gustavo Souza



Tocando Junto
Neste jogo, você irá conhecer vários instrumentos de origem africana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer ouvir sua opinião!Obrigada!